sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Contato, Com-tato. Basta Vontade!

Estava conversando com uma amiga sobre a surpresa que é, para nós, humanos, certas reações que os animais têm diante de situações dramáticas, tais como a morte, a impotência, o amor.
Já passei por algumas situações e li várias outras sobre essas reações expressadas pelos bichos, e todas só confirmaram a idéia que sempre tive de que algo é mais forte e maior que nós, seres.
Senão, como explicar a leoa que amamenta o filhote de cachorro. A elefanta que implora ajuda aos humanos próximos, para lhe salvarem o filhote. O cachorro que, socorrido num acidente, não consegue se despedir de quem o protegeu de algo pior. Um cão que vê seu amigo, também cão, estirado na rua e tenta inconsolável despertar seu amigo do sono eterno, sem se preocupar em salvar sua própria pele dos carros que desviam (e param) para assistir a cena. O cachorro de rua que espera seu amigo canino, também de rua, chegar mais perto para atravessarem a rua juntos.
Essas e outras cenas nos fazem pensar no animal humano que, defrontando-se consigo próprio, com suas incapacidades e impossibilidades, muitas vezes não consegue ter atitudes tão humanas quanto às atitudes que muitos animais conseguem.
Não sei ao certo a que estou me referindo quando digo que algo maior e mais forte que nós, seres, existe, uma vez que não acredito na religião católica, por exemplo, como ela é passada - sempre apoiada na culpa, no remorso, nos castigos, penitências - superegóicamente. Aliás, haja ego, tadinho, pra tentar dar conta de tanta culpa, remorso, bem, mal, etc.., mas não quero sair do tema que me trouxe aqui, porque talvez esteja me referindo à algo mais simples, que é a força da vida, da vontade de estar, de ser, de sentir. Divirtam-se. bjs ap
P.S: Já que falamos em solidariedade, amor e disponibilidade, mesmo que subliminarmente, aí vão alguns sites bem bacanas para aquele momento doação, seja em que esfera for.
http://www.somostodosanjos.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Amei, querida, tudo: o visual, os textos e a produção bombando!!!Sobre esse texto, eu, que adoro animais, fiquei pensando e só não vou me alongar porque estou com a mão meio avariada e não posso abusar. Mas adorei os textos e continuo vendo grande futuro literário para vc em minha bola de cristal, he he! Muitos beijos e sucesso!Tomb Raider

    ResponderExcluir
  2. Tomb Raider,

    Que bom que esteve por aqui e, não só gostou, o que é muito legal saber, como também já previu meu futuro!
    Que máximus!!!
    Muito Obrigada pela visita, venha sempre que quiser e puder.
    bjs
    ap

    ResponderExcluir